As lesões em lutadores de MMA podem ocorrer nos treinos ou nas competições, podem ser agudas (traumas) ou crônicas (movimentos repetitivos).
O Fisioterapeuta pode atuar tanto nos treinos quanto nas competições, intervindo nas lesões agudas e crônicas.
Nos treinos, o lutador deve realizar programas de prevenção de lesões, compostos por medidas que visam corrigir o gesto esportivo (os golpes), desequilíbrios musculares (força e flexibilidade) e instabilidades articulares.
Nas competições, o Fisioterapeuta pode atuar antes, durante (de acordo com as regras de cada evento) e depois das lutas. Bandagens funcionais, para prevenir ou aliviar lesões já existentes e crioterapia (gelo) para reduzir dor e edema são as principais intervenções.
A reabilitação dos lutadores é fundamental para que possam treinar e competir na melhor forma possível. O tratamento adequado das lesões é uma forma de reduzir as chances de recidiva.
Mas a prevenção deve ser sempre o objetivo principal. E o trabalho do Fisioterapeuta não deve ser isolado, para um melhor resultado, toda comissão técnica do lutador deve estar em sincronia. Técnicos, Preparadores Físicos, Nutricionistas, Médicos e demais profissionais que trabalham para o desempenho e sucesso do lutador.
Fonte :Revista Tatame
Nenhum comentário:
Postar um comentário