Graças a uma série de fatores, o número de mulheres que procuram alguma modalidade de combate para perder peso e tonificar os músculos aumentou muito e tende a crescer ainda mais nos próximos anos. “Hoje em dia, em função do grande interesse gerado pelo MMA, todas as modalidades de luta ganharam mais demanda e espaço nas academias”, afirma Luciano D’Elia, diretor técnico do CORE 360°.
Vale lembrar que a luta é um esporte democrático, podendo ser praticada por todas as mulheres, de todos os pesos e idades. “Se respeitados os limites individuais e o aprendizado acontecer de forma progressiva e segura, sempre muito mais focado no que tange a saúde e qualidade de vida do que o combate em si, essas atividades são indicadas para mulheres dos mais diferentes perfis e níveis de condicionamento, desde que estas estejam aptas a realizar a atividade física”, explica Luciano.
Modalidades
Boxe: segundo a professora Priscila Omena, essa modalidade exige mais de músculos e articulações que não usamos sempre, além de melhorar a flexibilidade, a força, a agilidade e o condicionamento físico geral. “Como muitas mulheres não gostam de trabalhar braços, costas e peitoral, essas aulas ajudam a melhorar também a estética dessas regiões”, completa.
Muay thai: Luciano D’Elia afirma que essa é a modalidade mais procurada pelas mulheres em função do alto gasto calórico que gera, e pelo estímulo de tronco, membros superiores e inferiores que os seus golpes possibilitam. “A luta proporciona também o alívio da tensão e do stress e o aperfeiçoamento da coordenação e da agilidade”.
MMA: Priscila Omena lembra que o MMA é um mix de diversas artes marciais, como o jiu-jitsu e o muay thai e tem como objetivo central melhorar o condicionamento físico do aluno, ensinar técnicas de defesa pessoal e ainda contribuir para a tonificação dos músculos.
Capoeira: de acordo com Priscila, como há uma interação entre as pessoas, as aulas de capoeira melhoram a autoconfiança, a autoestima e a sociabilidade. “O treino também proporciona o alívio da tensão e do stress, o aperfeiçoamento da coordenação e da agilidade, além de noções de ritmo e um alto gasto calórico”, completa Luciano.
Taekwondo: a modalidade reúne todos os exercícios de aquecimento, alongamento, flexibilidade, condicionamento, movimentos, chutes e socos. “O taekwondo desenvolve harmonicamente o corpo, priorizando inclusive a agilidade e flexibilidade em lugar da força bruta”, aponta Priscila Omena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário