terça-feira, 19 de abril de 2011

Ganho de massa muscular em mulheres



Não é somente um objetivo masculino o ganho de massa muscular, muita mulher também tem essa expectativa de ter um melhor físico e desenho harmônico do corpo. Simetria corporal e boa distribuição da gordura levam a um padrão estético desejado por uma gama de seguidoras femininas.
O ganho de massa muscular é um processo depende de alguns fatores para realmente acontecer. Se deve a um aumento do volume muscular esquelético que pode ser estimulado por três mecanismos : Hipertrofia, hiperplasia e proliferação conjuntiva.
Hipertrofia – É o mecanismo mais importante para o aumento do volume muscular, ele somente ocorre quando o corpo é submetido a uma tensão por um determinado “tempo” causando danos musculares onde são regenerados aumentando a performance muscular, assim é possível potencializar esse processo. Dificilmente se ganha hipertrofia sem Treinamento de força porém podemos ganhar um certo volume muscular conforme  o aumento de performance muscular, conforme for sentindo uma certa evolução nos treinos significa que pode ter ocorrido um aumento do tamanho dessas células.
Hiperplasia – é o aumento dos mioblastos do músculo esquelético e dos fibroblastos do tendão, um processo muito mais difícil de acontecer está muito ligado as ações anabólicas e mitogênicas do fator de crescimento insulínico-I (IGF-1).
Proliferação conjuntiva – Sempre que a contração muscular encontra uma resistência, ocorre tensão em todas as estruturas do músculo com isso a proliferação do tecido conjuntivo funcional do músculo que dá a sustentação organizado na forma endomísio, perimísio e epimísio, que parece depender mais do volume do que da intensidade do treinamento. Eles que transmitem a força de contração, contém fibras nervosas, vasos sanguíneos, linfáticos e são responsáveis pela nutrição das fibras musculares, que se dá por processo de difusão.
Então o importante mesmo é treinar pesado e possuir um balanço energético positivo para que o corpo entre em processo anabólico.
Ter paciência e disciplina com uma dieta bem organizada para cada fase do ganho que os resultados apareceram.

Fonte: Clinica esportiva
Link: www.janeteneves.com.br/content/view/685/51/

Nenhum comentário:

Postar um comentário