segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Preparaçao fisica de Brock Lesnar para lutar com Cigano


Preparação Física de Brock Lesnar p/ Cigano






Segue material audiovisual no qual consta o início da Preparação Física de Brock Lesnar com vistas ao confronto inevitável contra o brasileiro Júnior Cigano no UFC.

Recheado de treinamento funcional, força máxima e pliométricos, conta no início com algumas cenas de seu centro de treinamento decorado com gladiadores nas paredes.

Segue o Link do video da Preparaçao de Lesnar
http://www.youtube.com/embed/wcmizNnM1n8ameborder=%220"

Por que fazer MUSCULAÇAO?

A musculação nos dias atuais é a atividade mais recomendada por professores de educação física no âmbito de todos os esportes que existem, pois é nesta atividade que podemos trabalhar isoladamente os pontos fracos do esportista e, contudo melhorar seu rendimento como também sua técnica e execução dos movimentos.
Quando passamos a pensar em sedentários e não mais esportistas a musculação também se torna de grande influência, pois melhora a capacidade neuromuscular a qual se classifica o nível de aptidão física do ser humano.
Durante o desenvolvimento humano que se relacionam com as atividades físicas na promoção de saúde, devemos avaliar constantemente a aptidão física, pois o treino pode ser bem melhor orientado quando aplicado técnicas e diagnósticos para a prescrição de exercícios.
 
Testes:
 
Flexibilidade
Este teste permite avaliar a flexbilidade da musculatura posterior de tronco e pernas. Para obter uma melhor flexibilidade, é necessário realizar exercícios adequados. No entanto, alongamentos são necessários antes e depois de qualquer atividade física, agindo como preventivos de lesões ou dores provindas da atividade.
 
Força Abdominal
Visa avaliar a força e resistência dos músculos abdominais. A musculatura abdominal é responsável pela manutenção de nossa postura. Alterações no padrão de força e resistência da musculatura abdominal podem prejudicar a postura do indivíduo, facilitando o aparecimento de eventuais problemas posturais e dores associadas.
 
Força dos Braços
Visa avaliar a parte superior do tronco e braços. É uma medida indireta de força e resistência de membros superiores e parâmetro de comparação entre diferentes etapas do seu programa de treinamento.
 
Dinamometria
Este teste tem como objetivo quantificar e avaliar a "força estática" de preensão manual do avaliado. A força é uma das qualidades físicas que está presente em todas as modalidades esportivas e, na maioria das vezes, o indivíduo que possui esta qualidade apurada pode ter uma grande vantagem em relação aos demais, aumentando assim a probabilidade de melhor resultado esportivo.
 
Agilidade
Todos sabem da importância da agilidade enquanto capacidade física, pois ela é solicitada nas simples tarefas do dia-a-dia e nas atividades esportivas que conhecemos, como natação, basquete, handebol, ginástica olímpica, judô, capoeira, entre outras. Podemos conceituar agilidade como uma variável de aptidão física geral (neuromotora), caracterizada pela capacidade de trocas rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade de todo o corpo ou parte dele.

 Capacidade cardiorespiratória (Consumo de Oxigênio)
É a quantidade de oxigênio que um indivíduo consegue captar e metabolizar durante a atividade física. O consumo de oxigênio se comporta de maneira diferente quanto a idade, sexo e constituição corporal; pode diminuir por falta de atividade cardiorespiratória, como também pode aumentar após um período de treinamento específico. 
Através do calculo do VO2 previsto criamos um subsídio informativo sobre as condições em que se apresenta o avaliado. Obtendo assim parâmetros de melhora a ser alcançado. O déficit Aeróbio Funcional (FAI) atua como um indicador em termos de percentuais do quanto o avaliado está acima ou abaixo de se VO2 esperado, sendo mais fácil demonstrar ao avaliado o grau de sua condição física.
 
Teste de 40 segundos
Teste utilizado para medir indiretamente a potência anaeróbia total ( lática + alática ) do indivíduo. Este sistema é caracterizado por atividades de curta duração ( até aproximadamente 40 segundos ).
O avaliado deve percorrer a maior distância possível em 40 segundos. O ponto de referência será o local que o último pé tocou o solo quando for anunciado o término do teste. A medida deve ser feita com uma trena ou, quando possível, por visualização direta. A precisão do teste será em metros, não utilizando-se os cm.
 
Flexibilidade com o Flexímetro
A Flexibilidade é uma capacidade física que pode ser relacionada à saúde e ao desempenho desportivo e descreve a Amplitude de Movimento que uma articulação pode realizar.  A Avaliação da Flexibilidade é importante para o exame físico, o qual permite ao professor de Educação Física, ou profissional da saúde, avaliar o nível da capacidade física do avaliado, as disfunções musculares ou articulares, predisposições a patologia do movimento e os avanços no treinamento ou na recuperação funcional. O objetivo deste teste é analisar precisamente os resultados dos testes, a fim de se indicar os efeitos dos exercícios de alongamento em benefício da saúde, do desporto ou da doença. Conforme os resultados da avaliação, é possível que alguns grupos musculares precisem de maiores índices de alongamento.
 
Perímetros
Correspondem aos perímetros máximos de um segmento corporal. A atividade praticada pode alterar estas medidas. A musculação, por exemplo, promove aumento da massa muscular e, conseqüentemente, o aumento do perímetro do segmento. E se houver assimetrias corporais de acordo com o esporte deve-se corrigi-las através do treinamento com peso.

Avaliação Postural
  A qualidade de vida é um termo empregado para descrever a qualidade das condições de vida levando em consideração factores como a saúde, a educação, o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, expectativa de vida etc. A qualidade de vida envolve também elementos não relacionados, como a família, amigos, emprego ou outras circunstâncias da vida.
                                                   PARA SEU BEM ESTAR FÍSICO
- *Andar corretamente
- *Sentar de forma correta
- *Não sentir dores no corpo
- *Ter massa corporal e proporções do Corpo ideais para idade e altura
- *Não ser um individuo sedentário
                                     * Procure um profissional da saúde para orientação
 
Após a avaliação física é aplicado o treinamento ideal de acordo com o objetivo do aluno e ai sim a musculação torna uma atividade física inteligente para melhorar sua performance não só esporte que pratica como nos movimentos que fazemos no dia-a-dia: levantar, sentar, subir escadas, sair do carro.
Quem não quer ter um corpo saudável livre das dores e do cansaço.
 
A musculação fortalece a coluna vertebral
A musculação ajuda a eliminar gordura e aumentar massa muscular
A musculação torna o coração mais saudável
A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade
A musculação melhora o sono e o bem-estar
A musculação rejuvenesce
A musculação é tratamento para prevenção de osteoporose, artrose e diabetes



Dra. Janete Neve
Fonte: clínica esportiva 
 Link:http ://www.janeteneves.com.br/content/view/585/51/

BJ Penn e Jon Fitch empatam no UFC 127



BJ Penn VS Jon Fitch


   O UFC voltou para a Austrália pela segunda vez com BJ Penn x Jon Fitch na luta principal da noite, mas o show terminou em muita discussão. Melhor no primeiro assalto, o havaiano surpreendeu ao tentar a queda e trabalhar o Jiu-Jitsu logo no começo, e quase conseguiu encaixar um mata-leão. O panorama seguiu o mesmo no assalto seguinte, mas Fitch começou a levar vantagem no quesito preparo físico.

No terceiro e decisivo round, BJ Penn puxou o freio de mão. Exausto, o ex-campeão do UFC foi presa fácil para Fitch, que quedou e castigou no ground and pound durante cinco minutos. Por perder os dois primeiros assaltos, Fitch precisaria do nocaute para vencer, mas não conseguiu. Na decisão das papeletas, um jurado apontou vitória de Fitch (dando-lhe vantagem no segundo round) e os outros dois decretaram o empate (10-9 para BJ nos dois primeiros rounds, e 10-8 para Fitch no terceiro).

Decepção do público e de Fitch, que esperava a vitória para ter mais uma chance pelo cinturão. “Eu quero o título. Estou aqui para lutar com os melhores. Se as minhas 13 vitórias no UFC não forem suficientes...”, lamenta Jon. Apesar da superioridade no primeiro round, a segunda parcial parelha e o massacre sofrido na etapa final deixaram BJ convencido da derrota, e surpreso com o empate. “Consegui posições dominantes, mas ele bateu muito no meu corpo no terceiro round... Se ele quiser fazer de novo, vamos fazer isso de novo”, finalizou.

BISPING PERDE A CABEÇA, MAS NOCAUTEIA

Jorge Rivera provocou, brincou, sacaneou. Em vídeos na internet, xingou seu oponente Michael Bisping de todos os palavrões possíveis, e de maneira irônica caçoou a sua “falta de poder de nocaute”. Quem fala o que quer... O clima da luta começou quente, e Bisping perdeu a esportiva ao acertar uma joelhada ilegal (Rivera estava ajoelhado), mas fez o que sabe no segundo round. Com Jorge acuado na grade, Michael desferiu uma série de socos, forçando o árbitro a interromper a luta, decretando o nocaute técnico.

"Ele falou muita besteira. Peço desculpas pela falta de controle. O respeito como oponente, mas ele falou muita besteira", disse Bisping, arrependido pelas atitudes intempestivas durante e após a peleja, quando foi tirar satisfações com Rivera, que ainda se recuperava do nocaute. "Estou tentando melhorar para atingir o meu objetivo". O plano de Bisping, conforme disse antes da luta, é vencer um nome forte da categoria e ter sua chance pelo cinturão de Anderson Silva.

DENNIS SIVER SEGURA ÍDOLO AUSTRALIANO

O australiano George Sotiropoulos, maior nome do país no MMA, tropeçou diante do alemão Dennis Siver. Com uma trocação afiada, o striker dominou a ação desde o início, castigando com chutes e conseguindo dois knockdowns ainda na etapa inicial. Insistindo no single leg, Sotiropoulos não conseguiu levar a luta para a sua praia, o chão, e acabou esbarrando na trocação de Siver, que dominou o terceiro round e venceu na decisão unânime.

CHINÊS FINALIZA PARA A “ALEGRIA” DO UFC

O interesse do UFC no mercado asiático cresce a cada evento, e a chegada do chinês Tiequan Zhang era o que a organização precisava para cativar os fãs do país mais populoso do mundo. Depois de estrear no WEC com vitória, porém, a fera sofreu a primeira derrota de sua carreira antes da fusão UFC-WEC, mas deu a volta por cima no UFC 127. Com apenas 48 segundos de combate, Zhang encaixou uma guilhotina e forçou Jason Reinhardt a dar os três tapinhas.

MARK HUNT SALVA A CARREIRA COM NOCAUTE

Veterano do Pride, Mark Hunt vinha de cinco derrotas consecutivas na carreira, mas ganhou a chance de lutar no UFC graças a uma cláusula em seu contrato com o extinto evento. A estreia com derrota por finalização não foi nada animadora, mas ele deu a volta por cima na Austrália. Na segunda luta da noite, o peso pesado foi bem no primeiro round, escapando de uma justa kimura, e nocauteou Chris Tuchscherer no começo do assalto seguinte.

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC 127
Sidney, Austrália
Sábado, 26 de fevereiro de 2011

Card principal:
- BJ Penn empatou com Jon Fitch;
- Michael Bisping derrotou Jorge Rivera por nocaute técnico a 1min54s do 2R;
- Dennis Siver derrotou George Sotiropoulos na decisão unânime dos juízes;
- Brian Ebersole derrotou Chris Lytle na decisão unânime dos juízes;
- Kyle Noke finalizou Chris Camozzi com um mata-leão a 1min35s do 1R;

Card preliminar:
- Ross Pearson derrotou Spencer Fisher na decisão unânime dos juízes;
- Alexander Gustafsson finalizou James Te Huna com um mata-leão a 4min27s do 1R;
- Nick Ring derrotou Riki Fukuda na decisão unânime dos juízes;
- Anthony Perosh finalizou Tom Blackledge com um mata-leão a 2min45s do 1R;
- Tiequan Zhang finalizou Jason Reinhardt com uma guilhotina a 48s do 1R;
- Mark Hunt nocauteou Chris Tuchscherer a 1min41s do 2R;
- Curt Warburton derrotou Maciej Jewtuszko na decisão unânime dos juízes.

UFC 127: a polêmica BJ x Fitch em números




Assim que terminou o duelo entre BJ Penn e Jon Fitch, na luta principal da noite, o polêmico empate majoritário virou assunto na internet. Em fóruns e pelo Twitter, todos argumentavam e debatiam a decisão dos juízes, se era justa ou não. Especializado em estatísticas, o site Fight Metric divulgou os números do duelo, e a superioridade de Fitch nos números, após o primeiro assalto, é impressionante:

ROUND 1:

BJ acertou 28 de 32 golpes
Fitch acertou 23 de 32 golpes

BJ tentou 2 quedas, e conseguiu 1
BJ tentou 5 quedas, e conseguiu 0

BJ conseguiu pegar as costas e tentou um mata-leão

ROUND 2:

BJ acertou 18 de 30 golpes
Fitch acertou 60 de 73 golpes

BJ tentou 1 quedas, e conseguiu 1
BJ tentou 3 quedas, e conseguiu 1

BJ conseguiu pegar as costas
Fitch reverteu a posição e trabalhou no ground and pound

ROUND 3:

BJ acertou 2 de 2 golpes
Fitch acertou 149 de 181 golpes

BJ tentou 0 quedas
BJ tentou 3 quedas, e conseguiu 3



Fonte: Revista Tatame
link: http://www.tatame.com.br/2011/02/27/UFC-127--a-polemica-BJ-x-Fitch-em-numeros
       http://www.tatame.com.br/2011/02/26/Siga-o-UFC-127-em-tempo-real-na-TATAME

A caféina para atletas de alto rendimento, bom ou ruim?

A cafeína no exercício de alta performance


Hoje iremos discutir sobre uma substância amplamente usada pela humanidade e seus efeitos ergogênicos para o desempenho físico: a cafeína. A cafeína é o estimulante mais ingerido no mundo e por isso é considerado como sendo de baixo risco para a saúde humana e creditado popularmente como responsável pela inibição da fadiga mental e aumento de desempenho físico. Sabemos que a absorção da cafeína pelo trato gastrointestinal é extremamente eficiente, com pico sanguíneo em 30 – 120 minutos após a ingestão da substância.
Entretanto, o tipo de dieta influência a biodisponibilidade de cafeína. Assim, a dieta rica em carboidratos com pouca proteína acarreta menor eliminação metabólica de cafeína, o contrário ocorre em casos de dieta hiperproteíca e com pouco carboidrato. O consumo elevado de vegetais crucíferos (repolho, couve-flor, couve de bruxelas) também é responsável pelo aumento da eliminação metabólica da cafeína ingerida. Os alimentos fonte de cafeína são principalmente o café, chá, bebidas a base de cola, bebidas energéticas e chocolate.
Para o acréscimo de rendimento em esportes de alto desempenho, o uso de bebidas e alimentos fonte de cafeína se mostra insuficiente. Os estudos realizados foram feitos com dosagens diversificadas, com desempenho positivo para a ingestão de 3- 9 mg/kg de peso corporal (com ótimo resultado em 6mg/ kg) uma hora antes do esforço físico. Desse modo, um indivíduo de 70 kg precisaria ingerir 420 mg de cafeína, o que corresponde a 600 mL de café (infusão) – somando o desconforto gástrico e a necessidade de alimentação pré-treino, podemos concluir que o uso de cafeína por meio da alimentação se traduz inviável para a finalidade de aumento de desempenho. Importante destacar que não há recomendação de dose máxima de cafeína que pode ser ingerida com segurança pelo indivíduo, mas a dose letal estabelecida em estudos é 10 g.
A ANVISA, em abril de 2010, normalizou a suplementação de cafeína isolada (não adicionada de vitaminas, minerais e outras substâncias) em 210 – 420 mg a dose por porção. A forma mais comum de apresentação da suplementação de cafeína é a cápsula. Torna-se importante ao nutricionista e ao médico conhecerem a procedência do produto e o laboratório que o produz, pois é comum a presença de efedrina em suplementos com cafeína, os quais prometem reduzir medidas e “queimar” gorduras. O uso de efedrina é perigoso porque essa substância provoca aumento da pressão arterial, principalmente a sistólica, e ocasiona risco cardiovascular, além de não ser permitido pela legislação brasileira para fins ergogênicos.
É consenso na comunidade científica nacional e internacional que indivíduos praticantes de exercícios moderados e não competitivos, não  precisam de suplementação nutricional específica – a dieta adequada é suficiente para atingir as necessidades nutricionais. Devemos ainda salientar que os estudos acerca do uso da cafeína para efeito de performance esportiva são conflitantes devido a falta de padronização das metodologias de estudo, bem como a habituação dos indivíduos ao uso da cafeína, a alimentação pré-exercício, a possível associação com outras substâncias, as doses administradas e ao estado nutricional do indivíduo.
Principais mecanismos de ação propostos para a cafeína no exercício:
  • Atuação na mobilização de cálcio muscular, promovendo a duração da contração muscular, o que favoreceria o desempenho em exercícios de alta intensidade e curta duração (anaeróbio);
  • Aumento da mobilização de gorduras livres na circulação devido a ativação de enzimas lipases, o que poderia promover a ativação de mecanismos de queima destas gorduras e a maior preservação do glicogênio muscular. Assim, haveria a possibilidade de prolongamento do exercício de longa duração (aeróbio);
  • Atuação no sistema nervoso central promovendo estado de alerta e estimulando o funcionamento cardiovascular.
É importante observarmos que para algumas pessoas – abstemias ou não- os efeitos adversos do uso da cafeína se sobrepõem aos efeitos ergogênicos, tais como ansiedade, nervosismo, mudanças de humor, desconforto gástrico e arritmias. Esses episódios em competições podem comprometer os resultados do atleta, assim a administração de suplementação com cafeína precisa ser avaliada e testada, com assistência de profissional responsável (nutricionista ou médico), em treinamentos antes de ser indicada para uso em competições. Em 2003, o Comitê Olímpico Internacional (COI) retirou a cafeína da lista de substâncias proibidas estabelecendo a dosagem urinária máxima permitida em 12 mg/L, dose dificilmente  alcançada com o uso das dosagens de suplementação apresentadas.



Fonte:  ANutricionista.Com - Perla Menezes Pereira - CRN3 14198 -

sábado, 26 de fevereiro de 2011

O sonho que toda mulher procura!!!!

A Dieta que funciona: a reeducação alimentar!


 
abc-food
Qual é o sonho de toda mulher que quer ficar linda e magra?
Eis a resposta : Uma dieta que não se passe fome, nem desejo de comer e que se possa  comer de tudo.
Quando pensamos em emagrecer, logo nos lembramos de dieta, sacrifício e restrição alimentar. Mas a boa notícia é que dá para emagrecer sem dieta e sem sofrimento e de forma duradoura.
Sim, é verdade! Sim, isso não é um sonho. Isso é possível. Mas não se trata exatamente de uma dieta, e sim de processo muito eficaz chamado Reeducação Alimentar (RA).
Tenho certeza de que já ouviram falar deste termo Reeducação Alimentar ultimamente, pois está muito em alta na mídia. Mas afinal de que se trata?
A reeducação alimentar é um processo que engloba mudanças de hábitos não são só alimentares, bem como aspectos emocionais e eu particularmente sugiro aliar também a ele a atividade física.
Neste processo estão envolvidas conscientização, aprendizado, muita disciplina e persistência.
Aprendemos a ver a nossa relação com os alimentos muito além do simples ato de comer, através de algumas ferramentas e da informação.
O objetivo do tratamento na reeducação alimentar é unir aspectos emocionais, nutricionais e a atividade física. Vejamos um pouco sobre cada um deles:
Aspectos emocionais
Ao longo da nossa vida, desde o nascimento, e principalmente na infância, formamos nosso hábito alimentar no convívio com nossos pais, parentes, colegas e enfim com a sociedade em geral. Toda a nossa alimentação tem um envolvimento emocional desde a amamentação, as primeiras papinhas, aniversários, etc. Alguém já viu alguma comemoração sem comida e bebida?
É fato que mudar hábitos alimentares é algo muito difícil visto todo envolvimento emocional que temos com a comida. É por isso que a reeducação alimentar precisa ser feita à nível cerebral também. Precisamos fazer novos caminhos neuronais dentro do nosso cérebro, e isto é gradativo.
Gosto de dar um exemplo prático, como quando mudamos algum móvel de lugar na nossa casa. Mudar a geladeira é um exemplo bem interessante. Quantas vezes vamos fazer o caminho antigo de onde estava a geladeira antes? Muitas vezes. Por que isso está gravado em nosso cérebro, este caminho neuronal é automático, está sólido. Porém, vamos ir muitas vezes até o lugar antigo até nos damos conta que o lugar novo da geladeira é outro. É aí que vamos formando uma nova conexão no nosso cérebro, que vai começar se fortalecer a medida que vamos repetindo este ato e a antiga conexão vai se enfraquecendo, até desaparecer. É assim que se formam novos hábitos, o que era novo passa ser algo comum e automático, faz parte da sua vida agora e já não é mais algo difícil, simplesmente faz parte.
Para isso tudo acontecer ao longo do aprendizado, precisamos de motivação, estímulo e encarar a vida com uma postura positiva. Ter bons pensamentos em relação a você, aos outros e a conduta que terá com sua alimentação daqui para diante. Estabeleça prioridades e siga sua vida de acordo com elas. Acredite em você.
Aspectos Nutricionais
Na reeducação alimentar aprendemos que não é preciso deixar de comer tudo o que se gosta e que passar fome não é o caminho. Também não é comer somente frutas, hortaliças, legumes e verduras. É preciso re-aprender e entender que se pode realmente comer de tudo sem exageros e não tudo. É justamente esta variedade e equilíbrio que nos leva a perder peso de forma gradual, saudável, sustentável e sem o indesejado efeito sanfona. De nada adianta tanto esforço para emagrecer, se não conseguirmos manter o peso depois, não é verdade?
O plano alimentar tem que ser o mais próximo da realidade de cada um, respeitando a individualidade, pois isso virá a facilitar o processo de adesão e mudança que precisamos fazer para obter sucesso com a perda de peso.
É preciso aprender o que, como e o porquê fazer mudanças na alimentação e não simplesmente fazer, pois só assim o nosso cérebro pode nos ajudar.
Atividade Física
Inclui a atividade física no meu programa de reeducação alimentar porque além de elevar o gasto calórico, a atividade física também libera hormônios que proporcionam bem estar dando um plus no seu emagrecimento. A atividade física auxilia na redução do estresse e da ansiedade que consequentemente reduz a ingestão exagerada de alimentos desnecessários.
Em fim, a Reeducação Alimentar não traz resultados imediatos, não faz milagre. É um processo gradativo, saudável  e seguro para quem quer emagrecer e manter o seu peso. “Ninguém dorme magro e acorda gordo.” Mas uma coisa é certa: garante a manutenção do peso.
A reeducação alimentar deve ser feita sempre com acompanhamento de um profissional nutricionista.  Através da transferência de ferramentas importantes como informações sobre alimentação e saúde, motivação e estímulo emocionais e da prática de atividade física.
Se nos alimentamos adequadamente, estamos de bem com a vida e conosco mesmo, e praticamos algum tipo de atividade física, nosso futuro certamente será brilhante e saudável. Reflita sobre isso. Procure um nutricionista e invista já na sua Reeducação Alimentar e colha resultados duradouros.


Fonte:  ANutricionista.Com - Angelita Grebin Ewald - CRN2 8064 - Nutricionista em Lajeado.
link: http://www.anutricionista.com/a-dieta-que-funciona-a-reeducacao-alimentar.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+Nutricionista+%28Nutricionista%29

Qual é o melhor tipo de treino para você?

MMA moderno: treinamento específico e aeróbico terça-feira, 22 de fevereiro de 2011 - 07:00:01
 Atualmente as Mixed Martial Arts (MMA) passam por um momento de evolução como um esporte popular. As técnicas evoluíram, as regras evoluíram, os lutadores evoluíram tornando-se completos e a preparação física também evoluiu, porém ainda não conseguimos acompanhar a demanda e logo o excesso do empirismo ganha enorme espaço trazendo na bagagem experiências de outras modalidades esportivas como futebol americano, Competidores de Fitness e algumas outras com o treinamento já configurado, com certeza para o objetivo delas.

Em um olhar clínico seria injusto apontar uma determinada metodologia e nomeá-la como padrão para todos os lutadores, isto já retiraria a especificidade do treinamento configurado por categoria e estilo do lutador (striker, wrestler ou grappler), componente que torna o MMA um esporte atraente para novos praticantes.

Existe sim, um bom senso quanto ao treinamento específico, e acredito que muitas vezes, os preparadores físicos almejam aparecer mais do que os treinadores (head coaches) e do que o próprio lutador. Como preparador, sei até onde vai o suporte de uma preparação física e esta última não deve ser superior a preparação técnica.

Quanto aos acessórios de treino como o pneu de trator, o elástico entre outros, podem ser incluídos sim, porém existe uma cota para utilização dos mesmos. Particularmente em alguns casos a “velha” barra e o “velho” hálter podem proporcionar resultados positivos, mas o que vemos muitas vezes são algumas criações circenses.

O grande segredo está no planejamento e na boa relação lutador-preparador. O primeiro grande passo é  enxergar o lutador como ser humano e não como número, e depois claro, não podemos descartar o lado “atleta de alto rendimento”.
No início de cada periodização é realizado um trabalho linear, ou seja, uma valência física desenvolvida, por exemplo a força, e nesta seria variada a porcentagem da carga. Veja o modelo a seguir:

Semana 1 (Força – 90% de 1RM);
Semana 2 (Força – 100% de 1RM);
Semana 3 (Força – 80 a 85% de 1RM).
*RM = Repetição máxima

a periodização mais utilizada hoje no MMA é a não linear, que utiliza e desenvolve alternadamente as valências exigidas no combate, como força, potência, resistência de força e manutenção de força. Podemos ver um exemplo bem simples de cronograma de treino dentre vários:

Segunda-feira (Força Específica):
Desenvolvimento de força através de movimentos que simulem gestos do combate.
Quarta-Feira (Potência – Pliometria):
Trabalho de saltos combinados com chutes e joelhadas, flexões pliométricas combinadas com socos e cotoveladas.
Sexta-Feira (Resistência de Força):
Treino Circuitado com objetivo de aumentar o lactato, ou seja, criar maior resistência muscular.

A divisão do cronograma, a porcentagem de carga e variedade de exercícios fica a critério do preparador físico de acordo com o peso por categoria e o estilo de cada lutador.
Pelo que se consta é o método mais eficaz e que vem prevenindo a ocorrência de lesões por simular gestos executados em situações de combate.

Segundo o preparador Ítallo Vilardo, qualquer movimento que o corpo humano faz é treinável. Esta definição logo mata a questão do treinamento de cardio para lutadores. O que seria mais eficaz e funcional para o atleta de MMA: lutar em treino configurado ou correr?

* Por Diogo L. de Souza
Formado em Educação Física pela UNISA, pós-graduado em reabilitação cardíaca e casos especiais pela Universidade Gama Filho
Faixa-preta de BKenpo, faixa-azul de Jiu-Jitsu
Preparador físico credenciado pelo Conselho Nacional de Boxe, gerentee carreira de lutadores de MMA, colaborador sobre temas de preparação física do site dos irmãos Nogueira, Leandro Paiva, BKenpo e outros, além de ser um dos idealizadores do Team Nogueira Camp 2001 by Coach

Fonte :http://www.tatame.com.br/2011/02/22/MMA-moderno--treinamento-especifico-e-aerobico

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Anderson Silva fecha com 9ine empresa do Ronaldo Fenómeno

Em entrevista exclusiva ao RedeTVi, o Aranha contou o que pretende com a parceria com a 9ine. Confira!
O significado da 9ine para Anderson Silva e transforma a 9ine em umas das empresas maiores do ramo de entretedimento esportivo. Assim podendo melhora a sua rentabilidade aos lutadores de MMA, ainda diz que a empresa 9ine é recem nascida que precisa de todo cuidado para se tornar grande, todos os profissionais que estão por trás da 9ine são serias e irão trabalhar para chegar em um dos lugares mais altos do meio de entretedimento, finaliza Anderson Silva.
Link: http://www.redetv.com.br/esportes/ufc/

ALBERTO SANTOS - WRESTLING: Dicas de preparação técnica em lutas.

ALBERTO SANTOS - WRESTLING: Dicas de preparação técnica em lutas.: "A técnica é uma conquista do homem, pois representa o domínio da inteligência sobre as coisas. (Juscelino Kubitschek) A técnica, sob a ..."

Dicas de preparação técnica em lutas.

A técnica é uma conquista do homem, pois representa o domínio da inteligência sobre as coisas. (Juscelino Kubitschek)

 

A técnica, sob a ótica do treinamento desportivo, segundo Dantas é: “O conjunto de procedimentos e conhecimentos capazes de propiciar a execução de uma atividade específica, de complexidade variável, com o mínimo de desgaste e o máximo de sucesso”.

Como citado anteriormente, este livro surgiu da idéia de democratizar informações referentes à preparação física de atletas de Jiu-Jítsu, Submission Wrestling, Grappling e MMA, pois existe quase um consenso entre os atletas, especialmente os que contribuíram para esta obra (veja as entrevistas no Capítulo IX) que a preparação física é, atualmente, o grande diferencial entre atletas de elite e não elite; campeões e não campeões. Contraditoriamente, no estudo realizado com 68 atletas de Jiu-Jítsu (faixas marrom e preta) participantes do Campeonato Estadual de Jiu-Jítsu de 2004 (Rio de Janeiro), os atletas opinaram que, para ser um campeão, os aspectos psicológicos (concentração, motivação, entre outros) eram os mais importantes. Em seguida, apontaram os aspectos técnico-táticos e, logo após, os aspectos da preparação física (força, potência, entre outros).

Já em estudos prévios realizados com lutadores de Judô de alto nível competitivo foi observado que não há diferenças significantes na aptidão física dos judocas titulares e reservas da seleção brasileira, para nenhuma das variáveis analisadas. Assim, pode ser que o componente técnico-tático seja muito mais importante que o físico, quando os competidores já estão no alto nível de rendimento. Aparentemente esta indicação é verdadeira, pelo menos no Judô, no qual destacamos duas evidências:

  • Há diferença na quantidade de golpes e na direção que as técnicas são aplicadas entre judocas de nível regional de diferentes graduações: enquanto atletas juniores faixas marrom projetam, em média, para 2 direções diferentes (2,6±1,1), os seniores faixas preta o fazem para 3 (3,3±0,9), desse modo, conseguem projetar os adversários em gama mais elevada de movimentação;
  • Entre competidores de alto nível, todos participantes de campeonatos mundiais e jogos olímpicos, observou-se que os de “superelite”, melhores em cada categoria de peso (conquistando o primeiro lugar), apresentam maior número de golpes que geram pontuação e em direções mais variadas que os de elite, os quais tiveram pódio, mas de segundo e terceiro lugares.

A preparação técnica, segundo Tubino & Moreira, é: “O treinamento dos fundamentos técnicos individuais, acrescidos de seqüências ensaiadas, tudo com o sentido de enfrentar a competição com recursos técnicos suficientes para o alcance do êxito nos objetivos formulados”. Segundo o russo Matveev, a preparação técnica deve ter três propósitos básicos:

  • Ampliação e assimilação da teoria da modalidade em treinamento; 
  • Ampliação da quantidade de destrezas e hábitos motores favoráveis para o aperfeiçoamento da modalidade escolhida;
  • Aperfeiçoamento dos gestos esportivos específicos da modalidade em questão.

Para o técnico de modalidade de combate, faz-se necessário o entendimento de alguns conceitos propostos neste capítulo, referentes à preparação técnica, para maior efetividade e produtividade nos treinamentos por ele ministrados. O autor não apresentará figuras dos atletas demonstrando técnicas específicas das modalidades, pois foge ao escopo original deste livro. Contudo, os conceitos que serão transmitidos, adiante, podem ser muito úteis se bem assimilados pelos técnicos, pois são conceitos extremamente embasados nos alicerces da ciência do treinamento desportivo.

Preparação Tática

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.
(Sun Tzu)

Tática é a arte de dispor recursos de maneira a explorar os pontos fracos do adversário, enquanto, ao mesmo tempo, minimizamos nossas próprias deficiências. O professor cubano Juan Quesada define a tática como: “a forma racional de empregar os elementos técnicos em dependência das condições do atleta, do adversário e do meio onde se desenvolve a competição”.

Preparação tática, segundo Dantas, é “o conjunto de procedimentos que irá assegurar ao atleta ou à equipe a utilização dos princípios técnicos mais adequados a cada situação da competição-alvo ou do adversário”. Já Tubino & Moreira conceituaram a preparação tática como: “a identificação de procedimentos estabelecidos pelos treinadores, cujo objetivo é colocar o atleta na melhor condição de competição, de acordo com as realidades adversárias”. Apesar de didaticamente separarmos neste capítulo a preparação técnica da preparação tática com intuito de facilitar a compreensão de alguns conceitos relacionados a ambos, salienta-se que a preparação técnico-tática sempre deverá ser concebida como uma só unidade, pois as opções táticas são condicionadas pelas possibilidades técnicas.

Nas modalidades de combate, a estratégia do comportamento dos lutadores (referentes aos golpes) apresenta-se na forma de ações de ataque, contra-ataque e defesa. Na estratégia de ataque, os atletas buscam vantagem pela neutralização do adversário pela força, velocidade, superação da ação do adversário, finta de um ataque e concretização de outro, etc.

Dentre as estratégias de contra-ataque, destacam-se as manobras provocativas, ação de superação ou antecipação, defesa de posições, ação pós-defesa no sentido de “arrasar” o adversário, finta de retirada, etc.

Na competição, o atleta de modalidade de combate se depara com situações familiares, que foram intencionalmente criadas nas atividades de treinamento ou em outras competições. Contudo, as situações de conflito são muito variadas e, constantemente, surgem imprevistos gerados por decisões do adversário e pelo momento inicial da concretização dessa decisão.

A relação competitiva com o adversário, a deficiência constante de espaço e tempo, as mudanças rápidas e variadas das condições do combate colocam o lutador diante de vários problemas que dependem de uma resposta racional ou muscular/motora. Ainda, nas competições, por conta da possibilidade de o atleta não ser familiarizado em disputas prévias com o adversário, ocorrem vários enganos no processamento das informações. Além dos enganos naturais, observamos enganos provocados, ou seja, o lutador se esforça para ocultar dados referentes a seus objetivos e planos táticos e técnicos ou fornece informações falsas para confundir o adversário. Essas tentativas buscam afetar o planejamento do adversário de modo negativo, ocasionando inadequação de sua ação.

Portanto, nas lutas, adquire grande significado a habilidade do lutador em influenciar o comportamento do adversário, executando ações imprevistas, ocultando informações e transmitindo informações falsas. A forma básica utilizada para limitar informações é o mascaramento; todavia, freqüentemente a interação lutador-adversário na disputa se dá de forma que se torna mais produtivo taticamente transmitir informações falsas e levar o adversário a responder com uma ação do que ficar controlando os sinais denunciadores de suas intenções. O mascaramento tem dois objetivos: limitar a divulgação de informações ou transmitir informações falsas (esse objetivo é a melhor variante dentre os dois).

Para realizar uma ação tática é necessária análise prévia da situação, representação mental da ação a realizar e solução prática diante do adversário ou do companheiro de treino.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Lesao na virilha me tira da reestreia....

Uma lesao na virilha me tira da minha reestreia!!!! Mas isso nao é motivo para baixar a cabeça, irei voltar com mais vontade aos treinos e ficar com um super preparo fisico treinando o CROSSFIGHT. ossssss.........

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mais uma paceria de sucesso com umas das melhores academias de Jiu-jitsu do Mundo


Mais uma parceria com a acedemia de Jiu-Jitsu Demian Maia, com aulas de Wrestling e wrestling para MMA com o Professor Alberto Santos. Agradeço pela a oportunidade ao Mestre Demian e Guto Maia e ao meu Amigo e Professor Charles Leite. Aulas de sengunda,quarta e sexta das 15hs as 16:30. Endereço Rua Diógenes Ribeiro de Lima 2419 - Alto de Pinheiros - Sao Paulo- Fone 11 3023-6015.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mais uma vez o Guerreiro Incansavel Ari marcel vai entra na Arena....

                 Boa Sorte meu Aluno e Irmao nesta sua nova batalha e q deus te abençoe e te ilumine, osss....

Mais um treino de MMA na One A One no sabadao...

Os Guerreiros Morais, Marcelinho, Viking, Mestrao Kudo, Eu, Mamuthe, Boxe olimpico e Guilherme, Apos o treinao deste sabadao, ossss.... Valeu Galera One A One.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011