domingo, 29 de maio de 2011

Potiguares salvam a noite brasileira no UFC



Em noite de poucas emoções em Las Vegas, o UFC realizou sua 130ª edição em um card onde os ex-campeões Rampage Jackson e Frank Mir venceram, os brasileiros Jorge Santiago e Thiago Pitbull caíram, e a dupla potiguar Renan Barão e Gleison Tibau garantiu a festa no card preliminar.

Confira abaixo os grandes destaques da noite, e fique ligado na TATAME para conferir, amanhã, uma galeria de fotos e entrevistas exclusivas com os grandes destaques direto de Las Vegas.

Rampage e Mir vencem em lutas mornas

O duelo Rampage Jackson x Matt Hamill foi alavancado ao posto de luta principal da noite com as lesões de Frankie Edgar e Gray Maynard, que disputariam o cinturão dos leves, mas não levaram muita emoção ao público em Las Vegas. Em três rounds com muita defesa de queda e bons golpes em pé, como uppers e joelhadas, Rampage levou a melhor na decisão dos juízes. Ao final da luta, o ex-campeão revelou que fraturou a mão antes a peleja, o que teria prejudicado seu desempenho.

Em combate ainda mais lento, os pesos pesados Frank Mir e Roy Nelson arrancaram algumas vaias dos fãs norte-americanos. Melhor em pé, acertando bons socos e joelhadas no clinche, Mir conseguiu uma série de quedas para pontuar contra Nelson, levando a luta com tranqüilidade até o fim. Exautos, Frank e Roy esperaram pelo anúncio oficial dos juízes, mas apenas Mir teve motivos para comemorar. Detalhe: Nelson chegou a comemorar durante o anúncio, mesmo com Bruce Buffer gritando o nome do seu adversário. Vai entender...

No duelo mais empolgante do card principal, Travis Browne e Stefan Struve precisaram de pouco mais de quatro minutos para decidir a peleja. Com apenas duas derrotas nas últimas 12 lutas, quando saiu nocauteado por Junior Cigano e Roy Nelson, o gigante Struve não resistiu na trocação contra Browne. Passados quatro minutos de luta, Travis acertou um lindíssimo superman punch, levando o atleta de 2,11m a nocaute e elevando a temperatura na “Cidade do Pecado”.

Pitbull tropeça diante de Rick Story

Thiago Pitbull avisou que iria em busca do nocaute contra Rick Story, mas não conseguiu render tão bem em Las Vegas. Apesar de acertar os melhores em pé, chegando a conectar boas joelhadas no clinche, o brasileiro teve que suar para defender as tentativas de queda do gringo. Ele conseguiu impedir muitas tentativas de levar a luta para o chão, mas acabou saindo derrotado na opinião dos jurados, que deram a vitória de forma unânime para Story. Com o revés, Pitbull chega à terceira derrota nas últimas quatro lutas.

Santiago vai pra trocação e é nocauteado

Com três cinturões conquistados desde que foi demitido do UFC, em 2006, o brasileiro Jorge Santiago acabou caindo em sua reestreia no Ultimate. O ex-campeão do Sengoku foi para a trocação com Brian Stann desde o começo, mas o primeiro round já mostrou que isso não seria uma boa ideia. O brazuca mudou de estratégia e buscou as quedas no assalto seguinte, mas o gringo defendeu bem e manteve-se melhor em pé. No minuto final, porém, um cruzado certeiro derrubou Santiago, que foi salvo pelo árbitro.

Tibau finaliza Trator em duelo regional no UFC

Os nordestinos Gleison Tibau e Rafaello Trator bateram de frente em Las Vegas, e Tibau levou a melhor. Após um primeiro round mais equilibrado, Tibau trabalhou com as quedas no assalto seguinte e, após castigar no ground and pound, viu Trator oferecer as costas. Com a brecha aberta, Gleison aproveitou para encaixar o mata-leão e finalizar a peleja, a 3min28s de combate no segundo assalto.

Barão vence por pontos na estreia

Após duas finalizações no WEC, Renan Barão estreou no UFC contra o experiente Cole Escovedo, primeiro campeão da história do WEC e apontado como favorito por grande parte da imprensa norte-americana. Com um eficiente jogo de quedas, Barão levou a luta para o chão nos dois primeiros rounds e manteve o gringo com as costas no chão, mas não conseguiu impor um jogo agressivo. O peso pluma voltou mais agressivo no round final, com joelhadas voadoras e socos rodados, mas levou a luta novamente para o solo e seguiu pontuando. Na decisão final, vitória de Barão por unanimidade.

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC 130
Las Vegas, Nevada, Estados Unidos
Sábado, 28 de maio de 2011

Card principal:
- Quinton Rampage Jackson derrotou Matt Hamill na decisão unânime dos juízes;
- Frank Mir derrotou Roy Nelson na decisão unânime dos juízes;
- Travis Browne nocauteou Stefan Struve a 4min11s do 1R;
- Rick Story derrotou Thiago Pitbull na decisão unânime dos juízes;
- Brian Stann derrotou Jorge Santiago por nocaute técnico a 4min28s do 2R;

Card preliminar:
- Demetrious Johnson derrotou Miguel Torres na decisão unânime dos juízes;
- Tim Boetsch derrotou Kendall Grove na decisão unânime dos juízes;
- Gleison Tibau finalizou Rafaello Trator com um mata-leão a 3min28s do 2R.
- Michael McDonald derrotou Chris Cariaso na decisão dividida dos juízes;
- Renan Barão derrotou Cole Escovedo na decisão unânime dos juízes



Fonte: Revista Tatame

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Demian quer usar 'armas novas' com Muñoz

 
Embalado por duas vitorias, após ser derrotado por Anderson na disputa pelo cinturão dos pesos médios, Demian Maia enfrentará o filipino Mark Muñoz, no dia 11 de junho, no UFC 131, que acontecerá no Canadá. O faixa-preta está realizando a parte final do seu treinamento em Salvador, na Bahia, e em entrevista à TATAME, analisou as possibilidades do combate.

“Comigo ele vai ter duas opções: ou vai querer trocar em pé, ou, se ele quiser me botar pro chão, vai tentar trabalhar no ground and pound, como ele sempre faz”, comentou Demian, que prometeu novidades. “Estou com umas armas novas aí, espero poder usá-las na luta”, revelou. O paulistano acredita que Mark Munoz será um adversário mais difícil do que Kendall Grove, a quem Demian derrotou em sua última luta, mas não teme o ground and pound do filipino.

“Eu venho treinando muito por baixo, eu faço Jiu-Jitsu há muitos anos e a única diferença é a que no Jiu-Jitsu a gente não trabalha a guarda para se defender de socos quando está por baixo. Ele é um campeão americano de Wrestling, é um cara que já foi top no esporte dele. Já nocauteou o Kendall Grove, que eu derrotei na decisão unanime dos juízes, é um cara que merece ser respeitado, um grande desafio”, analisou o faixa-preta.

Clique aqui para conferir a entrevista completa com Demian Maia, que falou sobre a possibilidade de descer para os meio-médios, ressaltou a importância do Wrestling como aliado do Jiu-Jitsu, entre outros assuntos.



Link:  http://www.tatame.com.br/2011/05/25/UFC--Demian-quer-usar-armas-novas-com-Munoz
Fonte: Resvisa Tatame

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sonnen é condenado e pode se aposentar


A Comissão Atlética do Estado da Califórnia declarou hoje (18) defender a suspensão por tempo indeterminado de Chael Sonnen, citando tanto uma recente condenação de lavagem de dinheiro federal, bem como alguns testemunhos duvidosos ​​após o resultado positivo num teste de antidoping depois do UFC 117, quando foi derrotado pelo brasileiro Anderson Silva.

A Comissão tomou a decisão durante uma reunião extraordinária, que aconteceu em Los Angeles, na Califórnia e a votação terminou 4 a 1 em favor da suspensão. Ficou determinado que Sonnen, que chegou a contar com o depoimento de sua mãe para tentar escapar da punição, não poderá solicitar uma nova licença antes do dia 29 de junho de 2012.
Em dezembro do ano passado, o lutador foi suspenso por seis meses e multa de 2500 dólares pela Comissão Atlética da Califórnia, pelos níveis elevados de testosterona encontrados em seu sangue. Em janeiro, a Comissão suspendeu a licença de Sonnen indefinidamente por “lavagem de dinheiro” e "prestação de falso testemunho", durante uma audiência de apelação realizada em dezembro passado.

Diretor executivo da Comissão Atlética da Califórnia, Keith Kizer afirmou que o americano não foi sincero ao dizer que recebeu aprovação da Comissão de Nevada, antes do teste positivo para níveis elevados de testosterona, após a sua luta pelo título com Anderson Silva no UFC 117. Acuado, Sonnen disse que poderia se aposentar caso tenha que esperar até junho de 2012, para tentar outra licença.


                                       


Fonte: Revista Tatame
Link: http://www.tatame.com.br/2011/05/18/Sonnen-e-condenado-e-pode-pendurar-as-luvas

Qual a importância de comer antes e após o treino?


Muitos atletas e/ou pessoas fisicamente ativas não dão a devida importância às refeições pré e pós-treino. Existem muitos casos de indivíduos que se exercitam em jejum ou que na vontade de emagrecer tomam só um chazinho com uma torrada, por exemplo. E quando alguns saem da academia e vão fazer outras coisas que não seja comer? Esse comportamento é totalmente errado: dificulta a recuperação, diminui a performance e atrasam os resultados.
Se você tem um objetivo traçado – seja ele aumentar massa muscular, eliminar gordura ou melhorar performance esportiva – saiba que as refeições pré e pós-treino são cruciais para que seu objetivo seja atingido mais rápido. Então, perca o hábito de ficar em jejum antes e após. O objetivo deste artigo é explicar a importância da refeição em cada um desses horários e oferecer dicas de alimentos saudáveis e leves que podem compor essas refeições, pois é nessa parte que os esportistas têm mais dúvidas. Acompanhe:
1- Pré-treino
MOTIVO: A refeição antes do exercício deve conter nutrientes para fornecer energia, aumentar força e resistência, evitar fome e hipoglicemia durante o treino, manter um bom estado de hidratação e evitar catabolismo muscular (quebra de aminoácidos no músculo). Quando bem nutrido, você poderá se sentir mais bem disposto, forte e resistente ao esporte.
O QUE COMER? Você pode fazer uma refeição completa de 3-4 horas antes (almoço ou jantar, café da manhã reforçado ou lanches intermediários reforçados). Consuma arroz + feijão + carne magra + salada ou uma massa com proteínas, como macarrão com molho de atum ou frango; ou uma refeição mais leve de 1-2 horas antes (suplementação de whey protein com maltodextrina, lanche natural com pão integral, vitamina com fruta e cereal, granola com iogurte, banana com aveia e mel, batata doce com peito de frango, biscoitos integrais com requeijão e iogurte desnatado, shake de hipercalórico, etc.).
2- Pós-treino
MOTIVO: Agilizar recuperação muscular e do organismo como um todo, repor os estoques de glicogênio, reconstruir fibras musculares, repor os líquidos perdidos, alimentar as células do sistema imunológico e renovar o corpo para o próximo treino. Ao se alimentar logo após o treino, seus músculos se tornam mais fortes e resistentes, afinal, não terão que se esforçar para buscar nutrientes de outros locais do corpo.
O QUE COMER? O ideal é uma refeição logo após o término do exercício, com uma tolerância de 30 minutos. Sugestões: whey protein com dextrose, lanche natural com pão branco, suco de frutas, vitamina de frutas, batata inglesa com carne ou frango, sopa de legumes com frango e macarrão, isotônicos, água de coco, bolo comum, etc. O ideal mesmo é fazer a suplementação e só após 1 ou 2 horas uma refeição sólida, mas esse tempo varia de acordo com o apetite.
Garanta que essas refeições sejam feitas corretamente e em breve você notará diferenças, não deixando é claro, de organizar o restante das refeições do dia e realizando seus treinos com disciplina. Se engana quem pensa que só essas duas refeições farão milagre, o ideal é que você cuide com carinho de todas as suas refeições do dia também!
Bons treinos.




Fonte:  ANutricionista.Com - Giovana Guido - CRN3 21630
Link: http://www.anutricionista.com/qual-a-importancia-de-comer-antes-e-apos-o-treino.html

Perca peso de maneira saudável e não recupere mais

Medicamentos para diminuir o apetite, “chazinhos”, gomas, shakes, dietas milagrosas só de caldos, ou só de frutas, ou isentas de carboidrato, jejum, enfim, cada um tem uma receita e diz funcionar. Mas quem procura ou já procurou alternativas como estas para perder peso já sabe que, embora consiga um resultado interessante no início, logo após retornar à rotina alimentar recupera tudo novamente, e às vezes chega até a ultrapassar o peso anterior ao da perda.
E por que isso acontece?
Nosso organismo é muito inteligente e, assim como nós, ele não quer “passar fome”. Portanto, quando não comemos (ou comemos menos que o necessário para ele funcionar bem) ele passa a armazenar mais do que o normal para ter a garantia de que essa reserva suprirá suas necessidades. E dessa maneira, ele tende a economizar energia para realizar suas funções, ou seja, funciona mais devagar (é o que se diz tornar o metabolismo mais lento). Assim, nosso metabolismo passa a “queimar” menos calorias. Aí decidimos parar com a “dieta maluca” e voltamos a comer como antes. Pronto! Bastou para que toda a estratégia de emagrecimento escorra pelo ralo.
Se nosso comportamento perante a alimentação não dava certo, só nos fazia ganhar mais e mais peso, agora não será diferente. E tem mais um agravante: aquele metabolismo que eu mencionei ter desacelerado. Se o modo como comíamos e os alimentos que escolhíamos já somavam muitas calorias num dia, agora será ainda mais.
É penoso modificar nossa alimentação? Pose ser, assim como tudo o que tentamos alcançar na vida. Temos que abrir mão de muitas coisas para conseguir o que queremos. E com a alimentação não é diferente. Não significa que nunca mais poderemos comer aquilo de que tanto gostamos, mas que o dia a dia necessita modificações.
Mas isso tudo é só no começo. Depois que os resultados aparecem, tanto estéticos como na saúde, passamos a optar por hábitos de vida mais saudáveis (por nós mesmos), incluindo essas boas escolhas na hora de comer.
Aprender a comer, esse é o segredo! Aprender a fazer escolhas.
Isso vale mais que apenas pegar um cardápio e dizer que vai segui-lo. E quando sai de casa, viaja e sai da rotina? O cardápio nos ajuda a ter idéias para refeições, ter noções de quantidades e porções no início das mudanças. Mas nem sempre teremos à mão os ingredientes daquela receita que consta no cardápio. E aí, devo substituí-lo? Por qual? Na correria não deu tempo de preparar o lanche pra levar ao serviço, ou chegou cansado em casa e está sem pique para preparar o jantar? Pois é, são várias situações muito comuns e que não serão problemas àqueles que “sabem comer”.
Para boas escolhas consideramos não só o que é pouco calórico (no caso da perda de peso), mas também as combinações dos nutrientes entre si e o quais os alimentos que vão suprir as necessidades de nutrientes de determinado indivíduo, para que ele perca peso de maneira saudável e sem complicações, como indisposição, mau hálito, queda de cabelo, unhas enfraquecidas e quebradiças, dores de cabeça, irritabilidade, problemas intestinais, e por aí vai.
É o bom e velho “comer para viver” e não “viver para comer”.
Esse é o trabalho do (a) nutricionista. Solicitar uma ajuda a esse profissional pode ajudar muito e facilitar a vida de quem quer perder peso, melhorar a saúde e manter esse perfil sem se desgastar e se desfazer dos prazeres da vida.



 
Fonte:  ANutricionista.Com - Karen Falzeta Falco Innocentini - CRN3 27588

Glutamina: suplementação inteligente



A glutamina é o aminoácido mais abundante do nosso plasma sangüíneo. É um aminoácido classificado como “condicionalmente essencial”, visto que em normais circunstâncias, o próprio organismo pode sintetizá-lo por meio da desaminação e transaminação de outros aminoácidos, especialmente os de cadeia ramificada (BCAAs). Mas em situações de stress, tal como exercício físico intenso, o organismo não consegue suprir as demandas por este aminoácido.

A glutamina é essencial para o crescimento e diferenciação celular. Está envolvida tanto em funções anabólicas quanto catabólicas em diversos tecidos do corpo. Possui importante papel na regulação do balanço ácido básico do organismo, auxiliando na excreção de ácido úrico pelos rins, evitando um estado de acidose. Ou seja, nosso organismo é altamente dependente desse aminoácido.

Observa-se que com o treinamento intenso e/ou prolongado, os níveis de glutamina plasmática reduzem drasticamente, podendo ficar até 50% menores, aumentando a susceptibilidade a lesões e processos inflamatórios, um pesadelo para quem objetiva ganhos musculares. Além disso, com esse decréscimo na glutamina plasmática, a susceptibilidade a infecções do trato respiratório é muito maior, principalmente em atletas com overtraining, pois o sistema imunológico é altamente dependente desse aminoácido.

Tem sido demonstrado que a concentração intramuscular de glutamina é importante para o processo de síntese protéica e de glicogênio, ocasionando uma maior disponibilidade energética para os processos anabólicos. Ocorre um aumento da hidratação celular promovida pela entrada da glutamina na célula, servindo como um estímulo para a síntese e/ou inibição da degradação protéica e do glicogênio muscular, criando as condições ideais para o crescimento muscular.

A suplementação com glutamina tem sido utilizada para reduzir o intenso catabolismo muscular. Este ocorre quando elevados níveis de glutamina deixam o músculo, desidratando as células. A suplementação poupa o tecido muscular que seria catabolizado para prover glutamina para outras células do corpo, permitindo assim que o tecido muscular use glutamina para sintetizar tecido muscular novo, resultando em maior hipertrofia. A glutamina também estimula a síntese de hormônio do crescimento, além de reduzir a ação catabólica do hormônio cortisol. Em períodos de restrição calórica, a suplementação com esse aminoácido é muito interessante, porque pode auxiliar na manutenção da massa magra.

A dosagem efetiva de glutamina deve ficar em torno de 10 gramas ao dia, administrada preferencialmente, logo após um treino intenso, com solução de glicose para otimizar a absorção. Dosagem inferior demonstra ser menos efetiva, tendo em vista que cerca de 50 - 85 % da dosagem não deve alcançar o músculo, sendo utilizada pelas células intestinais como fonte energética. Enriquecer a última refeição do dia com esse aminoácido também pode ser uma boa estratégia.



 
Fonte:Fisiculturismo.com.br